wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/espacohaus/webapps/espacohausimoveis/blog/wp-includes/functions.php on line 6114Com a chegada de um novo ano, uma das principais dúvidas de proprietários (locadores) e inquilinos (locatários) é sobre a obrigatoriedade e como declarar o recebimento e pagamento de aluguel no Imposto de Renda.
A resposta mais simples é que, seja você o locador e recebe aluguel de pessoas físicas, seja você o inquilino e paga aluguel a terceiros, é obrigatório informar os valores em sua declaração.
Se você recebe aluguel de Pessoa Física, deve estar atento: caso o valor recebido supere a primeira faixa da Tabela Progressiva do Imposto de Renda divulgada pela Receita Federal (R$ 1.903,98), você tem a obrigação de efetuar o recolhimento mensal via DARF (Documento de Arrecadação Federal) gerada pelo programa Carnê-Leão até o último dia do mês subsequente ao do recebimento. Caso contrário, estará sujeito ao pagamento de juros Selic e multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% do valor do imposto. Se a Receita Federal identificar a fraude de sonegação ao cruzar os dados entre as declarações do locador e locatário, ambos podem cair na malha fina, e o locador pode ser penalizado com uma multa de até R$ 5 mil e até 6 anos de prisão.
Já se você recebe aluguel de Pessoa Jurídica, a legislação obriga o locatário a reter o imposto de renda do locador na fonte, conhecido como IRRF, conforme o Art. 22, Inc. VI da Instrução Normativa 1500/2014 da Receita Federal.
Em ambos os casos, é preciso informar os valores recebidos na ficha “Rendimento tributáveis recebidos de PF/Exterior” e na aba “outras informações”, informando os rendimentos recebidos a título de aluguéis conforme o mês do recebimento. Se você utilizou o carnê-leão web para recolhimento do imposto, pode usar o botão “importar Dados do Carne-Leão” para alimentar essa ficha. Na coluna Darf Pago – Cód. 0190, informe o valor do Carnê-Leão pago na linha correspondente ao mês do recebimento do rendimento.
No caso de quem paga aluguel, é importante lembrar que todas as Pessoas Físicas que pagam aluguel devem informar à Receita. Mesmo que não haja benefícios fiscais envolvidos, até que o Projeto de Lei 709 de 2022 seja sancionado pela Presidência da República, a Receita Federal utiliza os dados para fazer o cruzamento de informações a fim de identificar proprietários/locadores que estejam sonegando impostos. Os inquilinos que não informarem e caírem na malha fina estarão sujeitos a multa de até 20% sobre os aluguéis não declarados.
É importante lembrar que o locador deve declarar somente os valores líquidos de aluguel, desconsiderando as despesas com o IPTU, condomínio, prêmio de seguro, garantias locatícias, etc., quando houverem.
Em qual campo da declaração devo inserir os valores pagos?
Estes dados devem ser informados na Ficha de Declaração “Pagamentos Efetuados”, utilizando o Código “70 – Aluguéis de imóveis”.
E quando há uma imobiliária administrando a locação, o que fazer?
Existem algumas poucas diferenças na declaração quando o locatário paga o aluguel para uma imobiliária e, consequentemente, a mesma repassa os valores devidos ao locador. Confira:
A fim de facilitar a vida de nossos clientes, a Espaço Haus Imóveis disponibiliza um Informe de Rendimentos anual, a partir de fevereiro, para lhe ajudar com a Declaração do Imposto de Renda. Basta nos contatar por aqui via E-mail ou WhatsApp.
Se você possui um ou mais imóveis para alugar e está buscando ajuda para agenciá-los, temos certeza de que um de nossos planos se encaixará perfeitamente em suas necessidades. Oferecemos soluções personalizadas para atender às suas demandas e garantir o máximo retorno sobre o investimento.
A Espaço Haus é especialista no mercado imobiliário de Indaiatuba/SP, atuando desde 2008 com venda, compra, locação e administração de imóveis.